Eleiçõeslula

Datafolha: Lula tem 50% dos votos válidos, e Bolsonaro, 36%

 











Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29), contratada pela Globo e pelo jornal “Folha de São Paulo”, mostra a corrida presidencial em votos válidos. 

O cenário é o seguinte: Lula (PT): 50% (50% no levantamento anterior, em 22 de setembro); Bolsonaro (PL): 36% (35% na pesquisa anterior); Ciro (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior); Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior) e Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (2% na pesquisa anterior). 

Diante desse quadro, não é possível afirmar se a eleição será decidida no primeiro turno, segundo o Datafolha. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Considerando os votos totais: Lula (PT): 48% (47% no Datafolha anterior, de 15 de setembro); Jair Bolsonaro (PL): 34% (33% na pesquisa anterior); Ciro Gomes (PDT): 6% (7% na pesquisa anterior); Simone Tebet (MDB): 5 (5% na pesquisa anterior); Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (1% na pesquisa anterior); Felipe d’Avila (NOVO): 0% (0% na pesquisa anterior); Sofia Manzano (PCB):0% (0% na pesquisa anterior); Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior); Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior); Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior); Padre Kelmon (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior); Em branco/nulo/nenhum: 3% (4% na pesquisa anterior); Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior). 

Segundo Turno:  Lula (PT) tem 54% em um eventual segundo turno e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 39%. Nesse cenário, 6% disseram que votariam em branco ou nulo, e 1% não opinou. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Aprovação do governo: Aprovam: 31% (32% na pesquisa anterior); Regular: 24% (23% na pesquisa anterior); Reprovam: 44% (44% na pesquisa anterior).

A pesquisa ouviu 6.800 pessoas em 332 municípios entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-09479/2022.Em relação ao primeiro turno, Lula tem 50% dos votos válidos, e Bolsonaro (PL), 36%. Diante desse quadro, não é possível afirmar se a eleição será decidida no primeiro turno, que acontece neste domingo (2).

Mário Martins

Mário Martins, durante toda sua vida procurou defender os menos favorecidos, os pescadores, os moradores do bairro, moto-taxistas e os homens e mulheres do campo. Com seu Blog, tenta informar Afogados-PE e região sobre os principais acontecimentos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Envie sua Notícia