Mário Matins: Auditoria do TCE elogia eficiência do ensino de Iguaracy em relatório de prestação de contas dos municípios pernambucanos.

ALEPE

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Auditoria do TCE elogia eficiência do ensino de Iguaracy em relatório de prestação de contas dos municípios pernambucanos.

 

O relatório de Auditoria da Prestação de Contas do TCE, exercício de 2020, 
elogiou a eficiência do ensino público no município de Iguaracy, 
inclusive, fez um quadro comparativo interessante com outros Municípios
 do mesmo porte.
Na frase que antecede o gráfico, o TCE enaltece o posicionamento de 
Iguaracy com municípios do mesmo porte populacional. Veja:
"O resultado está no gráfico a seguir, que mostra a despesa por aluno
 do Ensino Fundamental no eixo horizontal e a nota média da 
Prova Brasil no eixo vertical. Observe o posicionamento de 
Iguaracy em comparação com municípios do mesmo porte
 populacional, e por consequência com tamanho da rede de ensino 
fundamental semelhante"
Confira o gráfico abaixo:

O TCE cita ainda que a mesma eficiência alcançada por Iguaracy não 
ocorre também em outros municípios, colocando a Educação de Iguaracy 
em um grande destaque a nível estadual. Confira:
"Observe, então, que em 2019, comparado a municípios pernambucanos 
com porte semelhante, o município de Iguaracy alcançou uma destacada 
eficiência econômica da despesa executada com a educação do ensino
 fundamental, ou seja, com um menor custo conseguiu melhores 
resultados, o que não ocorre em outros municípios". Confira o texto 
no relatório acima.
Sobre - A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
 Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, 
desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
 Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar 
a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a 
partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos)
 do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de 
língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na 
resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes
 fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar 
associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem 
a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de
 condições de trabalho.
A leitura do gráfico anterior é simples os municípios no quadrante
 superior esquerdo do gráfico obtiveram notas maiores na prova Brasil 
de 2019 com um menor custo por aluno já os municípios no 
quadrante inferior direito do gráfico tiveram despesas mais elevadas
 por alunos do ensino fundamental porém obtiveram nota mais baixa
 na prova Brasil.






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