Mário Matins: Sobe para 56 o número de mortos pelas chuvas em Pernambuco; governo diz haver 56 desaparecidos

Prefeitura de Caruaru

ALEPE

domingo, 29 de maio de 2022

Sobe para 56 o número de mortos pelas chuvas em Pernambuco; governo diz haver 56 desaparecidos

 


O número de mortos pelas chuvas em Pernambuco subiu para 56, segundo novo balanço divulgado pelo Governo do Estado, na tarde deste domingo (29). A gestão cita ainda as buscas por 56 pessoas desaparecidas no Recife e em Olinda. A última atualização, feita esta manhã pelo ministro do Desenvolvimento Regional, citava 44 mortos e 56 desaparecidos.

Os dados, levantados pelo Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), ressaltam o governo, consideram os cinco mortos desde a quarta-feira (25)

Ainda há o registro de 3.957 desabrigados, principalmente em cidades da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte do Estado. 

Nove municípios do Estado decretaram situação de emergência, segundo o governo, por causa dos grandes impactos das chuvas:

- Recife
- Olinda
- Jaboatão dos Guararapes
- São José da Coroa Grande
- Moreno
- Nazaré da Mata
- Macaparana
- Cabo de Santo Agostinho
- São Vicente Ferrer

Além das forças de segurança estaduais, Exército e Marinha colaboram no trabalho com 100 e 20 profissionais, respectivamente, e seis embarcações. 

As escalas foram reforçadas também no Instituto Médico Legal (IML) para assegurar maior eficiência nas remoções e perícias, além de serviços de assistência social e apoio, mitigando o sofrimento das famílias das vítimas. 

Bombeiros atuam em resgate em Jaboatão dos Guararapes (Foto: Divulgação/CBM-PE)


Resgate
Na manhã deste domingo, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) resgatou 12 pessoas ilhadas em áreas alagadas, sem acesso por terra. 

As três aeronaves empregadas nas ações da RMR também transportaram água e alimentos para comunidades isoladas ou fortemente atingidas, como no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

Equipes atuam em 12 pontos de deslizamento, com o emprego de cães farejadores e equipamentos. Durante todo sábado e até a madrugada deste domingo, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) resgatou 593 vítimas ilhadas em várias localidades da RMR. 

No Recife, os resgates aconteceram nos bairros de Coqueiral, Imbiribeira, Ipsep e Tejipió.

Em Jaboatão, houve atendimento nas localidades de Vila Dois Carneiros, Socorro e Muribeca. 

Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos ao 193, com deslocamento das equipes.




Folha PE


0 comentários: