Mário Matins: Raquel Lyra defende que Governo do Estado valorize conselheiros tutelares

ALEPE

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Raquel Lyra defende que Governo do Estado valorize conselheiros tutelares

 





A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve, nesta terça-feira (10), com cerca de 300 conselheiros tutelares, durante o 8º Encontro Nacional de Prevenção e Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado em Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, a tucana falou sobre as demandas na assistência social dos municípios pernambucanos e falou sobre as experiências de sua gestão enquanto prefeita de Caruaru.

"Em Caruaru, temos três casas de acolhimento reformadas e requalificadas, e uma de passagem. Recebemos o Prêmio Prefeitura Amiga da Criança, em reconhecimento a um trabalho feito a muitas mãos. Saímos de 1000 vagas de creches e passamos para mais de 7000. Viemos reafirmar o nosso compromisso com os direitos das crianças e adolescentes dos nossos municípios. Fui secretária de Juventude e, infelizmente, essa secretaria não existe mais. Foi aí que eu me aproximei da temática das creches, onde, naquela época, a gente conseguiu umas 300 creches públicas. A contrapartida era deixar a gente fazer a qualificação dos cuidadores", enfatizou Raquel Lyra.

A presidente estadual do PSDB falou sobre investir na Educação Infantil no estado. "Sim, nós vamos construir creches em Pernambuco. Vamos construir cinco maternidades também. São coisas muito básicas, mas, quando a gente ouve os problemas da população, colocamos como prioridade", destacou.

A postulante criticou a forma como o atual Governo do Estado trata os conselhos tutelares. "São invisíveis, não é dada visibilidade aos conselhos tutelares dos municípios. A política precisa ser feita em parceria com os municípios, que é onde a criança vive. A causa da criança e juventude não tem bandeira partidária, é de todos nós", declarou. 

Estiveram presentes também no encontro o pré-candidato a deputado estadual, Allan Caneiro (Cidadania); o ex-secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Carlos Braga, e o prefeito de Vivência, Guiga Nunes (Cidadania).

Taquaritinga do Norte

Ainda durante a tarde desta terça, Raquel Lyra esteve em Taquaritinga do Norte na comemoração dos 135 anos de aniversário da cidade. Na ocasião, ela também ouviu moradores e comerciantes do local. Acompanharam a agenda o vereador Galego de Tonho; os ex-prefeitos do município, Zeca e Evilásio; a ex-vereradora Rogéria; as lideranças Baiano e Adriel; Flávio Nóbrega, pré-candidato a deputado federal pelo PSDB e ex-prefeito de Surubim; e Claudeilson Oliveira, pré-candidato a deputado federal pelo PSDB e vice-prefeito de Paranatama.

0 comentários: