Mário Matins: Campanha Pernambuco Solidário arrecada doações para vítimas das chuvas

ALEPE

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Campanha Pernambuco Solidário arrecada doações para vítimas das chuvas

 


O Governo do Estado está mobilizando a campanha Pernambuco Solidário como forma de arrecadar doações de itens de primeira necessidade para atender as pessoas afetadas pelas chuvas. Nesta segunda-feira (30), 18 pontos passam a funcionar como locais de coleta, um deles com drive-thru, no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Sanharó, Caruaru, Garanhuns, Surubim, Ouricuri, Serra Talhada, Salgueiro, Sertânia e Petrolina. Esses equipamentos receberão donativos de pessoas físicas ou empresas de segunda a sexta, das 8h às 17h. Podem ser doados alimentos, água mineral, roupas, itens de higiene pessoal e colchões, por exemplo. Todo o material será destinado a comunidades e abrigos emergenciais montados nos municípios afetados.

A campanha coordena a integração entre o Governo do Estado, prefeituras, organizações da sociedade civil e empresas privadas, gerenciando a logística de arrecadação e doação de alimentos e itens de primeira necessidade para as cidades que sofreram com as fortes chuvas, além de supervisionar a atuação nos abrigos provisórios instalados nos municípios. “Estivemos visitando locais de abrigo e percebemos que alguns têm recebido muitas doações, inclusive sem muito espaço físico para armazenar tantos produtos, enquanto outros ainda carecem de alguns materiais. Por isso, estamos nos juntando a esses esforços, recebendo essas doações que estão chegando da população para direcioná-las de maneira mais uniforme, aliviando o trabalho das equipes que estão nesse atendimento”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley.

A ideia é que, ao longo da semana, a lista de locais de recebimento de doações seja ampliada e se some aos pontos de coleta já montados pelas prefeituras e por instituições públicas e privadas. Além de receberem donativos, dois dos pontos de coleta – o Centro da Juventude e o CSU da Imbiribeira – também estão funcionando como cozinhas solidárias para a produção de alimentos a ser direcionado às pessoas que estão nos abrigos temporários. As primeiras quentinhas já foram destinadas, nesta segunda-feira, a comunidades afetadas. Outras informações estão disponíveis no site www.sdscj.pe.gov.br/pesolidario ou por meio do telefone da Ouvidoria Social: 0800.081.4421. A ligação é gratuita.

RECURSOS – Outra frente da campanha Pernambuco Solidário será a viabilização de recursos para a Assistência Social nos municípios. Serão liberados R$ 2,5 milhões em cofinanciamento por meio de repasses do Fundo Estadual de Assistência Social para os Fundos Municipais de Assistência Social de 57 cidades situadas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata do Estado. Esse montante vai fortalecer os CRAS, CREAS e outros equipamentos de assistência à população, além do pagamento de benefícios eventuais, que custeiam despesas em situações de nascimento, morte e calamidade pública.





Blog do Finfa

0 comentários: