Mário Matins: Ucrânia: bombas de fósforo branco causam queimaduras e podem corroer ossos

ALEPE

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Ucrânia: bombas de fósforo branco causam queimaduras e podem corroer ossos






 Proibida internacionalmente, bombas de fósforo branco teriam sido usadas na Ucrânia por tropas da Rússia, acusou o presidente Volodmir Zelensky durante discurso no parlamento da Estônia. Apesar de Zelensky não apresentar provas, e a Rússia negar essa acusação, a mera menção ao artefato gera receio uma vez que a substância causa uma série de lesões aos seres humanos.

Utilizado como arma, o uso de fósforo branco é proibido pelas Convenções de Genebra, que definem as leis internacionais ao Direito Humanitário, e pela Convenção sobre as Armas Químicas. Segundo a Human Rights Watch, seu emprego como bomba ou munição causa queimaduras, que podem até mesmo corroer ossos, e intoxicação, caso o fósforo seja absorvido pelo corpo humano através dos ferimentos.


O fósforo branco é permitido em conflitos apenas para iluminação e camuflagem de tropas, já que possui propriedades usadas também nos fogos de artifício. Em seu emprego como bomba, a substância se fragmenta em partículas incendiárias, que podem causar destruição e morte de civis.

Em seu formato natural, o fósforo branco é parecido com um bloco de cera de cor meio amarelada. É preciso que a substância fique armazenada em água pelo risco de entrar em combustão espontânea em contato com o oxigênio.

Fósforo branco embaixo da água
Fósforo branco embaixo da água
Foto: Wikimedia Commons

A substância chegou a ser utilizada como arma em conflitos como a Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra do Vietnã e por tropas israelenses em embates territoriais. Os efeitos nocivos aos seres humanos levaram a proibição internacional do artefato.

Bombas de fósforo branco foram usadas em conflitos como a Primeira Guerra Mundial
Bombas de fósforo branco foram usadas em conflitos como a Primeira Guerra Mundial
Foto: Wikimedia Commons
Tropas israelenses já utilizaram a substância como arma
Tropas israelenses já utilizaram a substância como arma
Foto: Wikimedia Commons

Em seres humanos, bombas e munições de fósforo branco causam queimaduras profundas, de segundo e até terceiro grau, podendo chegar até mesmo aos ossos, que só são cessadas quando o contato com o oxigênio é cortado.

Outro dano é também de intoxicação por inalação e ingestão ou, até mesmo, se fósforo for absorvido através das queimaduras. Dentro do organismo humano, essa substância pode afetar diversos órgãos como coração e rins, podendo levar a morte.




Portal Terra


0 comentários: