Mário Matins: Menina com síndrome de Down é primeira criança a tomar vacina contra Covid-19 em Pernambuco

Prefeitura de Caruaru

ALEPE

sábado, 15 de janeiro de 2022

Menina com síndrome de Down é primeira criança a tomar vacina contra Covid-19 em Pernambuco

 













Maria Antônia de Oliveira, de 11 anos, recebeu a dose durante cerimônia em sede de associação na Zona Norte do Recife. Imunização na cidade começa neste sábado (15).

Com uma diferença de poucas horas desde o desembarque do lote com 60 mil imunizantes no Aeroporto dos Guararapes, foram vacinadas no Recife nesta sexta-feira (14) as primeiras crianças a receberem doses contra a Covid-19 em Pernambuco.

Em cerimônia realizada na sede da Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento de Pessoas com Autismo (Afeto), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte da capital, Maria Antônia de Oliveira, de 11 anos, foi quem tomou a vacina pediátrica número 1 aplicada no Estado.

A escolha do local se deu por conta do grupo prioritário desta fase inicial da campanha, que contempla as crianças de 5 a 11 anos com doenças neurológicas crônicas e distúrbios de desenvolvimento neurológico. Maria Antônia tem síndrome de Down. As vacinas já começam a ser aplicadas neste sábado (15) na cidade.

“Estou feliz porque chegou a vez dela e, graças a Deus, todos nós já estamos vacinados, eu já estou com a terceira dose”, disse o pai da menina, o técnico em manutenção Samuel de Oliveira, 44. ” A expectativa era muito grande, a ansiedade era enorme, então eu vim o mais rápido possível, não me importei com o tempo. Eu costumo dizer que o melhor para ela é o melhor para nós”.

Logo depois dela, outras seis crianças com deficiência foram imunizadas: Laura Leite, 9, com síndrome de Down; Bella Carvalho, 7, também com síndrome de Down; Luan Azevedo, 11, com paralisia cerebral; Arthur Melo, 8, com autismo; Lucas Silva, 8, com síndrome de Down; e Rafaela Maia, 8, com síndrome de Down. Cada um deles ganhou, ainda, um livro e certificado de “Supervacinado”.

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou a cerimônia. “É extremamente emocionante poder ver crianças com síndrome de Down e autismo se vacinando”, afirmou.

E anunciou: “A partir de agora, abre o Conecta Recife para o agendamento, que já está aberto. A partir de amanhã [sábado] os centros para vacinação de crianças já estarão funcionando no Recife. Lembrando que toda criança vacinada vai receber um livro e é responsabilidade dos pais e das mães e dos responsáveis fazer esse agendamento.

“Vamos juntos imunizar as crianças e garantir que uma dose de esperança, como eu vi agora há pouco, possa chegar a 150 mil crianças recifenses”, conclamou o prefeito.

0 comentários: