Mário Matins: Anvisa autoriza vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos; Pernambuco aguarda orientação do MS

Prefeitura de Caruaru

ALEPE

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Anvisa autoriza vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos; Pernambuco aguarda orientação do MS


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a Covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos.

A aprovação está sendo anunciada  nesta quinta-feira (16), em transmissão ao vivo da Anvisa, no Youtube, após avaliação técnica da agência, sobre o pedido apresentado em novembro, indicando o uso da vacina para este público.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse o gerente Geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.


Em nota enviada no início desta tarde, o Governo de Pernambuco lembrou que o envio de vacinas é realizado pelo Ministério da Saúde e que aguarda orientação do órgão sobre a vacinação das crianças e o envio do insumo para iniciar a imunização desse grupo. Leia a nota na íntegra:

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reitera que o Governo de Pernambuco já tem pronta, desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, toda a logística de distribuição das vacinas para os municípios, além de estar em contato permanente com os gestores municipais, realizando o apoio técnico necessário para sucesso das ações. 

É importante destacar, contudo, que o envio de vacinas é feito pelo Ministério da Saúde e que, no caso das crianças, o imunizante é diferente daquele aplicado nos adultos. A SES-PE está no aguardo das orientações do órgão federal sobre a vacinação das crianças e  sobre o envio do insumo para iniciar a proteção dessa população."

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informou, também por meio de nota, que aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde em relação à compra e orientações sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

"A Sesau aproveita para reforçar que a Prefeitura do Recife se antecipou e, desde agosto, abriu o cadastramento no Conecta Recife para todas as pessoas com 2 anos de idade ou mais. O cadastro é fundamental para que a gestão possa fazer o planejamento da imunização deste novo público. Devem ser anexados no ato do cadastramento comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis, documentação da criança ou adolescente, do pai ou responsável, além de documento comprobatório de filiação ou tutela", acrescenta a gestão.

Anvisa
Na transmissão, o gerente lembrou que as análises contaram com a participação de diversos especialistas tanto da Anvisa como de outras entidades. “Verificamos segurança e tolerabilidade, em uma primeira fase. Nela foram aplicadas doses diferentes. Com base no resultado, chegamos à conclusão de que deveriam ser aplicadas 10 microgramas, quantidade inferior à aplicada em adultos”, disse.


 

0 comentários: