Mário Matins: Encontro reafirma Afogados como cidade-referência na tradição do bacamarte

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Encontro reafirma Afogados como cidade-referência na tradição do bacamarte














Afogados da Ingazeira vem se tornando referência na preservação e reavivamento da importante tradição dos bacamarteiros. Todos os anos, bacamarteiros de todo o Estado, e até de outros Estados, tem vindo ao município participar desse encontro que já se tornou uma referência no calendário dos grupos de bacamarteiros. 


Celebrado em 15 de novembro, dia municipal consagrado aos bacamarteiros - conforme lei municipal - este ano não foi diferente. 

Logo cedo, por volta das 6h, eles começaram a se concentrar no início da Avenida Rio Branco. 


O cortejo de bacamarteiros percorreu toda a extensão da avenida em direção à Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, eles participaram ativamente da celebração eucarística ministrada pelo Padre Gilvan Bezerra. 


O ex-prefeito de Afogados e Presidente da AMUPE, José Patriota, participou do encontro. “Ainda em nosso primeiro mandato à frente da prefeitura de Afogados, demos continuidade às apresentações dos bacamarteiros, visando reavivar essa tradição. Precisamos preservar, incentivar os jovens a continuar, e fico muito feliz quando vejo também as mulheres participando,” destacou Patriota. 


O encontro contou com a participação de grupos de bacamarteiros das cidades de Gravatá, Cabo de Santo Agostinho, Calumbi, Solidão, Bezerros, Abreu e Lima, Carnaíba, São José do Belmonte, Recife e Juazeiro do Norte, no Ceará.


"Queremos agradecer a todos que vieram de suas cidades para abrilhantar ainda mais esse dia. E queria anunciar que ainda essa semana irei me reunir com o presidente da associação daqui de Afogados para vermos a questão do novo fardamento para eles. Nossa equipe da infraestrutura vai elaborar um projeto para a construção de uma nova sede para a associação, que ficará no mercado público, local escolhido por eles,” afirmou o Prefeito Alessandro Palmeira. 


Também estiveram participando do encontro, o Presidente da Associação de Bacamarteiros de Afogados da Ingazeira, José Nilton, o presidente da Federação de Bacamarteiros de Pernambuco, Ivo Marinho, os vereadores César Tenório, Rubinho do São João e Douglas Eletricista, a vereadora Gal Mariano, o Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins, o Secretário Executivo de Cultura e Esportes, Luciano Pires e o Deputado Federal, Carlos Veras. 


Os municípios participantes receberam certificados de participação e finalizaram o encontro com apresentações de dança, salva de tiros e um almoço de confraternização.


 

0 comentários: