Mário Matins: Carnaíba, PE, chega à marca de 50% da população adulta completamente vacinada contra a Covid-19

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Carnaíba, PE, chega à marca de 50% da população adulta completamente vacinada contra a Covid-19

 


Distribuídas mais 10,4 milhões de doses de vacinas Covid-19 — Português (Brasil)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Carnaíba/PE, no Sertão do Pajeú, já vacinou completamente contra a Covid-19 50,11% da população adulta. Essa porcentagem corresponde a 6.580 pessoas que concluíram, até o momento, o ciclo de imunização, sendo 6.451 com a primeira e segunda dose, e mais 129 com dose única.

No caso da primeira dose, 13.001 já foram aplicadas nos braços dos carnaibanos. O número representa 96,37% do público-alvo de 13.624 adultos no município.

Os dados estão disponíveis no vacinômetro, divulgado nesta quarta-feira (15/09) pelo Governo Municipal.

“Estamos extremamente felizes com o resultado da vacinação, o que mostra que estamos no caminho certo. Toda ação é planejada, seguindo sempre às orientações do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Imunização, da Secretaria Estadual de Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, frisa a Secretária de Saúde de Carnaíba, Alessandra Noé.

“Vamos continuar avançando e contando com apoio de todos. Se Deus quiser, vamos comemorar em breve 100% da população totalmente vacinada acima de 18 anos com a primeira dose, isso porque estamos fazendo busca ativa de faltosos e recusas”, ressalta o Prefeito do município, Anchieta Patriota.

Desde o início da campanha de imunização em Carnaíba, a Secretaria de Saúde já aplicou, até a quarta-feira dessa semana, 19.581 doses de diferentes vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, através do PNI.

Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, o avanço da vacinação tem gerado resultados positivos. Sobre casos, por exemplo, Carnaíba está há dias sem confirmação de novas infecções, e quando se tem são leves. Já em relação a mortes causadas pelo coronavírus, a última vez que o município registrou óbito foi no mês de julho passado.

ADOLESCENTES SENDO VACINADOS – O número de vacinas nos braços dos munícipes vai aumentar nas próximas 24h. Nesta sexta-feira (17), serão imunizados, com a 1ª dose, adolescentes na faixa etária de 15 a 16 anos, que são cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e do Distrito de Ibitiranga, na zona rural.

A vacinação para esse grupo ocorrerá das 08h30 às 12h nos seguintes locais:

  • Salão Paroquial – localizado à Avenida Saturnino Bezerra (cidade): adolescentes cadastrados nas UBS Carnaíba 1, Carnaíba 2, Carnaíba 3 e Carnaíba 4;
  • Unidade Básica de Saúde de Ibitiranga: cadastrados na própria UBS.

A Secretaria de Municipal de Saúde alerta que no momento da vacinação é importante que o adolescente esteja acompanhado da mãe/pai ou responsável, portando o Cartão do SUS, CPF e RG.

TCE ATESTA REGULARIDADE NO MANEJO DA VACINAÇÃO – Após auditoria, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE/PE constatou que o manejo das vacinas contra a Covid-19 está sendo feito de forma adequada e regular no município.

O objetivo da fiscalização foi avaliar as condições dos locais de armazenamento, dos equipamentos de frio e das salas de imunização, bem como os procedimentos de guarda, armazenamento, aplicação e registro das vacinas.

De acordo com o relatório da equipe que realizou a vistoria, todos esses procedimentos estão sendo feitos de forma adequada. No texto do relatório de auditoria diz que “conforme demonstrado no relatório do presente Procedimento Interno de Fiscalização, no Município de Carnaíba não foram encontradas irregularidades no manejo da vacinação da Covid-19”.

Em nota, o Governo Municipal diz ter recebido com tranquilidade o resultado da auditoria e destaca que a Prefeitura procura sempre oferecer o melhor serviço ao povo carnaibano, agindo com zelo e eficiência nesse momento tão importante que é a vacinação contra a Covid-19.

0 comentários: