Mário Matins: Afogados da Ingazeira: a meta maior é manter o selo UNICEF e o Prêmio Prefeito Amigo da Criança

terça-feira, 20 de julho de 2021

Afogados da Ingazeira: a meta maior é manter o selo UNICEF e o Prêmio Prefeito Amigo da Criança

 

O comprometimento com ações de fortalecimento e garantia dos direitos da criança e do adolescente renderam a Afogados da Ingazeira a conquista do Selo Unicef e do Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Os resultados são referentes à gestão José Patriota e o desafio assumido pelo prefeito Sandrinho Palmeira é de renovar os títulos e ampliar todos os indicadores ligados ao tema. Afogados já aderiu aos dois programas no quadriênio 2021/2024.
Na última edição do Selo Unicef concorreram 1.924 municípios. Menos de 24% foram reconhecidos, entre eles Afogados da Ingazeira. Para a conquista do título de Município Amigo da Criança, o destaque foi maior ainda. Foram 2.346 concorrentes e 125 contemplados, o equivalente a 5,3%.
“As duas conquistas refletem a eficiência da gestão. Os municípios não precisam criar ações específicas para concorrer aos prêmios, precisam inovar e ser eficiente nos programas existentes voltados para os direitos da criança e do adolescente”, explica José Patriota, o primeiro Prefeito Amigo da Criança de Afogados da Ingazeira e primeiro também a conquistar o Selo Unicef para o município. “E é preciso destacar muito o mérito das equipes envolvidas. O comprometimento tanto dos coordenadores dos prêmios, quanto dos servidores de todas as áreas foi fundamental”, complementa.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância. O prêmio é desenvolvido desde 1999 e monitora ações dos municípios em saúde, educação, assistência social e cultura dirigidas à criança e ao adolescente. Na edição 2017/2020, Afogados da Ingazeira pontuou em 24 itens dos 29 avaliados.
​Já o Prêmio Prefeito Amigo da Criança foi criado pela Fundação Abrinq, em 1996. Embora na mesma área, tem sistemas de avaliação e pontuação diferentes dos utilizadas pelo Selo Unicef. Afogados foi destaque pela redução de dois indicadores e pelo aumento de outros dois. Reduziram a taxa de mortalidade infantil e a distorção idade-série no ensino fundamental. Avançaram os percentuais na cobertura de vacinas em menores de 01 ano e na proporção de docentes de pré-escolas com ensino superior.
​“Todos os índices apontam para a melhoria da qualidade de vida como o um todo. Junto a cada ação de garantia dos direitos da criança e do adolescente existem atividades, famílias e comunidades alcançadas de diversas formas”, destaca o Prefeito Sandrinho Palmeira. “Vamos reforçar todas as ações para manter essas importantes conquistas, com políticas públicas que melhorem a qualidade de vida de nossa população, diz Sandrinho, que conta com as experiências de ter sido conselheiro tutelar e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Afogados da Ingazeira.

O Prefeito participa, na manhã desta terça, da solenidade oficial de lançamento do selo Unicef em Pernambuco, na sede da AMUPE, ao lado do Presidente da entidade, José Patriota, e da vice-governadora Luciana Santos. Este ano, dos 184 municípios do Estado, 146 estão aptos a participarem. Destes, 77 já assinaram o termo de adesão, dentre eles Afogados da Ingazeira.

0 comentários: