Mário Matins: Prefeito Anchieta Patriota inaugura Sistema de Abastecimento de Água no Travessão do Caroá

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Prefeito Anchieta Patriota inaugura Sistema de Abastecimento de Água no Travessão do Caroá

 


Abrir a torneira e ver a água jorrar pode ser uma ação corriqueira para a maioria das pessoas, mas hoje, para a comunidade de Travessão do Caroá, foi a realização de um sonho. No ato simbólico desta terça-feira (15/06) que contou com a presença do Prefeito Anchieta Patriota, a água provocou risos, alegria e até formou um pequeno arco-íris, mas para alguns membros da comunidade que ali estavam significou muito mais: o fim de uma era de sacrifício e escassez desse precioso líquido.

Para dona Ediná Amaral que andava uma boa distância com um saco de roupa na cabeça e uma lata na mão até uma cacimba, agora, abrir a torneira de casa e ver a água jorrar, não tem preço. “É um sonho, graças a Deus agora tem água aí pra todo mundo, antes, era o dia todo lavando roupa nas cacimbas debaixo do sol quente, com uma garrafa de café do lado e um saco de bolacha do outro, era essa a nossa vida”, relatou. “Esperamos muito tempo, e graças a Deus foi alcançado, andava muito para ir buscar água, agora tem na torneira”, exultou Severino dos Ramos.

Acompanharam o prefeito Anchieta Patriota nesta tarde, o vice-prefeito Júnior de Mocinha, os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos Tiago Arruda, de Governo Everaldo Patriota, de Agricultura e Meio Ambiente Anchieta Alves e os vereadores Alex Mendes e José Jesus (Calango).

O Sistema de abastecimento do Travessão do Caroá vai beneficiar 53 famílias e conta com um poço artesiano com vazão de 6 mil litros de água por hora, rede adutora através de um reservatório de 28 mil litros que distribui a água para as residências. Cada família tem um reservatório de 16 mil litros, ou seja, tem água abundante para todos.

O investimento foi da ordem de R$ 27 mil. A obra foi realizada em parceria com o Governo do Estado. “Nosso objetivo maior é universalizar a água para todos, seguiremos fazendo essas obras porque sabemos da importância da água, principalmente para as comunidades rurais”, afirmou o prefeito Anchieta Patriota. 



Por Maria Brassan.

0 comentários: