Mário Matins: Afogadense Chef Alexandre José representa o Tocantins no Prêmio Nacional Dólmã

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Afogadense Chef Alexandre José representa o Tocantins no Prêmio Nacional Dólmã






O Estado do Tocantins participa do Prêmio Nacional Dólmã conhecido como o “Oscar da Gastronomia” reafirmando, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica que acontecerá nos dias 26 e 28 de março de 2020, em Teresina, no Piauí, Estado anfitrião do Enchefs Brasil. A ideia do prêmio é promover o encontro de chefs para a socialização e a troca de experiências.

Um dos 03 chefs indicados representando o Estado do Tocantins foi o chef de cozinha Alexandre José de Oliveira Silva, nascido no interior do sertão nordestino na cidade de Afogados da Ingazeira localizado na microrregião do Vale do Pajeú, Estado de Pernambuco, e tocantinense de coração, trabalha em cozinhas a 23 anos, sua paixão pela culinária é herança de seus pais, Alexandre é filho do saudoso Zil da Toca da Codorna e de dona Edite,  sendo forjado chef trabalhando e aprendendo nas cozinhas europeias por 16 anos, no decorrer deste período, foi chef de cozinha por 08 anos na Embaixada do Brasil em Lisboa – Portugal, e como chef formador de cozinheiros de uma grande rede de restaurantes italiano e hotéis portugueses, como também  restaurantes em Londres, Barcelona, Roma e no Brasil. Segundo Alexandre lugar de chef não é só na cozinha, é no mundo! Assim, podemos provar e compartilhar temperos, ingredientes e costumes.


TRAJETORIA NO TOCANTINS - Retornando ao Brasil em 2016 desde então sua atuação como consultor gastronômico, e participação em vários eventos gastronômicos pelo Estado do Tocantins como jurado técnico no Concurso Prato Típico de Porto Nacional/Sertões 2019 e 1ª Edição do Gastromira ou como atração em cozinha show dentre elas o 3º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), 3ª edição do Festival Gastronômico de Arraias apresentando os sabores regionais do Tocantins e chef de cozinha no restaurante Choupana do Lago referência em pratos à base de peixes e em culinária regional localizado na Orla da Praia da Graciosa em Palmas -To.

Vamos votar e ajudar nosso conterrâneo, o nome para votação está Alexandre José.







 

0 comentários: