Mário Matins: Afogadense representará Tocantins no Prêmio Nacional Dólmã

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Afogadense representará Tocantins no Prêmio Nacional Dólmã






Chef Alexandre Silva representa o Tocantins no Prêmio Nacional Dólmã
Por Edson Rodrigues

O Estado do Tocantins participa mais uma vez do Prêmio Nacional Dólmã conhecido como o “Oscar da Gastronomia” reafirmando, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica que acontecerá  nos dias 26 e 28 de março de 2020, em Teresina, no Piauí , Estado anfitrião do Enchefs Brasil. A ideia do prêmio é promover o encontro de chefs para a socialização e a troca de experiências.

O Prêmio Nacional Dólmã foi idealizado pelo Gerente de Projetos e presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Jr., em junho de 2013. A ideia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros. A Gastronomia que vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo, é um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas.

O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.

Um dos 03 chefs indicados representando o Estado do Tocantins foi o chef de cozinha Alexandre José de Oliveira Silva, nascido  no sertão nordestino na cidade de Afogados da Ingazeira localizado na microrregião do Vale do Pajeú, Estado de Pernambuco, e tocantinense de coração, trabalha em cozinhas a 22 anos.

Foi forjado mestre da cozinha trabalhando e aprendendo nas cozinhas europeias por 16 anos. No decorrer deste período, foi chef de cozinha por oito anos na Embaixada do Brasil em Lisboa, Portugal, e como chef formador de cozinheiros de uma grande rede italiana de restaurantes e hotéis portugueses, trabalhando, também, em  restaurantes em Londres, Barcelona, Roma.

Alexandre Silva ao Brasil em 2016 e, desde então, dedicou sua atuação ao Tocantins, como consultor gastronômico participando de vários eventos de gastronomia pelo Estado, tanto como jurado técnico no Concurso Prato Típico de Porto Nacional/Sertões 2019 e da 1ª Edição do Gastromira ou como atração em eventos de divulgação da alta culinária, dentre eles o 3º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), a 3ª edição do Festival Gastronômico de Arraias, sempre apresentando os sabores regionais do Tocantins.

Atualmente Alexandre Silva é chef de cozinha no restaurante Choupana do Lago, referência em pratos à base de peixes e em culinária regional, localizado na Orla da Praia da Graciosa em Palmas.

0 comentários: