Mário Matins: De uma vez só, Prefeitura de Afogados inaugura nova UBS, Academia da Saúde e entrega ambulância

sábado, 30 de junho de 2018

De uma vez só, Prefeitura de Afogados inaugura nova UBS, Academia da Saúde e entrega ambulância


Os moradores do bairro Cohab/Sobreira viveram uma noite de festa nesta última sexta-feira (29). Como parte dos presentes que a Prefeitura entrega aos moradores da cidade, em celebração pelos 109 anos de emancipação política, o Prefeito José Patriota inaugurou uma nova, ampla e moderna Unidade Básica no bairro, que irá atender também aos moradores do São Cristóvão e Residencial Dom Francisco.
A unidade, maior UBS de Afogados, conta com recepção, salas para atendimento médico, acolhimento, vacina, atendimento odontológico, escovódromo, nebulização e pesagem das crianças, farmácia, esterilização, almoxarifado, cozinha, banheiros, dentre outras dependências. A unidade era a única que ainda funcionava em um espaço alugado.
Os recursos para a construção foram oriundos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Jarbas Vasconcelos, no valor de R$ 400 mil, e a Prefeitura entrou com R$ 150 mil em recursos próprios. Serão atendidas 2.728 pessoas pela nova UBS.
A Prefeitura também inaugurou a Academia da Saúde do Sobreira, com equipamentos para exercícios físicos, infraestrutura para acolhimento dos usuários e que, contará ainda, com atividades orientadas por profissionais de educação física. Na Academia, foram investidos oitenta e seis mil e quinhentos Reais, emenda do Deputado Federal, Zeca Cavalcanti. Uma ambulância 0 km também foi entregue à população de Afogados, outra emenda de Zeca, que por compromissos anteriormente agendados, não pode comparecer às inaugurações e à entrega.
O Deputado Federal Jarbas Vasconcelos esteve presente e destacou, em seu discurso, a importância de Afogados da Ingazeira, pela sua história e pela resistência do seu povo, como uma das mais importantes cidades do Sertão Pernambucano. Jarbas também fez elogios ao Prefeito José Patriota. “Patriota eu conheço de muito tempo, não é de hoje. É um gestor competente, um homem de bem, um homem honesto, que tem trabalhado muito pelo bem do seu povo.” Outra liderança política presente foi a Vereadora pelo Recife, Aline Mariano. Ela destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura em Afogados da Ingazeira e ressaltou a importância da liderança que Patriota exerce em todo o Estado, à frente da AMUPE.
Bastante concorrida, as inaugurações contaram com as presenças do Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira, do ex-prefeito Antônio Mariano, do coordenador regional da Ciretran, Heleno Mariano, dos vereadores Daniel Valadares, Igor Mariano, Reinaldo Lima, Sargento Argemiro, Augusto Martins, Luiz Besourão, Franklin Nazário, Cícero Miguel, Agnaldo Rodrigues e Raimundo Lima, este último falando em nome de todos os vereadores. O comunicador Nill Júnior, morador há mais de trinta anos do bairro, também prestigiou a inauguração, cuja mobilização contou com o apoio do Conselho de Moradores do Sobreira, representado nas falas pelo seu coordenador, Gérson Carvalho.
Crianças do quinto ano da Escola Dom Mota apresentaram, antes da inauguração, uma animada quadrilha junina. O Secretário de Saúde de Afogados, Artur Amorim, destacou a importância da reestruturação da rede e da construção de novos e mais adequados espaços para o atendimento à população. “Hoje, Afogados é um dos poucos municípios que tem cem por cento do seu território e da sua população com cobertura da atenção básica,” afirmou Artur. O Prefeito José Patriota aproveitou o momento para parabenizar todos os educadores afogadenses pelos excelentes resultados obtidos no IDEPE, onde Afogados da Ingazeira figurou entre os cinco melhores municípios do Estado quando o assunto é Educação Pública Municipal. “Os resultados que estamos obtendo na educação, os prêmios com o nosso sistema de reuso, os indicadores da saúde, com diversas obras importantes realizados, só nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo, de que, apesar da crise, Afogados tem as contas em dia e muitas obras ainda para entregar à população,” destacou o Prefeito José Patriota.
Neste sábado (30), a Prefeitura inaugura o primeiro trecho das obras de revitalização da Avenida Rio Branco, mais especificamente duas praças e uma academia da saúde, no trecho entre o anel viário e a Av. Artur Padilha. A inauguração terá início às 19h.

0 comentários: