
Nós, da Executiva Nacional do PSOL, viemos por meio desta manifestar nossa irrestrita solidariedade ao companheiro Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE). Áureo vem sofrendo uma intensa perseguição política por parte do governo do estado. Já são 12 Processos Administrativos Disciplinares (PAD’s) que enfrenta na Corregedoria da SDS-PE, todos por atividade sindical – o que é inconstitucional, já que a missão de qualquer órgão correcional é investigar e punir servidores que cometam crimes ou desvios éticos no exercício de sua atividade fim, no caso a função policial.
Desde que assumiu o SINPOL, Áureo tem denunciado a falta de efetivo e as condições deploráveis de trabalho que atingem sua categoria e incidem diretamente no total descontrole dos índices da violência em Pernambuco. Em 2017, por exemplo, o estado bateu a marca histórica de 5.427 assassinatos, dos quais cerca de 90%, infelizmente, ficarão sem investigação, justamente pelo sucateamento da Polícia Civil de Pernambuco que Áureo tentou evitar, com críticas e sugestões.
Contudo, ao invés de apostar no diálogo, ouvindo os profissionais que estão “na ponta” e a população, o Governador Paulo Câmara, através da Corregedoria da SDS-PE, decidiu punir e agora DEMITIR o Presidente do SINPOL. Vale ressaltar que antes do governo Paulo Câmara, o último sindicalista demitido pelo Estado de Pernambuco foi o companheiro, também filiado ao PSOL, Paulo Rubem Santiago, na época ainda sob influência do regime militar.
O que nos impressiona é que esse mesmo governador, integrante do Partido Socialista Brasileiro (PSB), já tendo demitido o presidente e o vice-presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar de Pernambuco e em meio à ameaça de demissão do presidente do SINPOL, tenha a coragem de ir visitar o ex-presidente Lula na prisão questionando a injustiça que ele vem sofrendo. Onde está sua coerência, Paulo Câmara? Ou seu senso de justiça só funciona fora dos limites do estado que governa? O princípio da liberdade sindical é constitucional e precisa ser garantido em todo o território nacional, inclusive no admirável e inspirador estado de Pernambuco.
Executiva Nacional do PSOL
0 comentários:
Postar um comentário