Mário Matins: ENCONTRO EM BRASÍLIA DISCUTE MIGRAÇÃO DE RÁDIOS PERNAMBUCANAS

quarta-feira, 5 de abril de 2017

ENCONTRO EM BRASÍLIA DISCUTE MIGRAÇÃO DE RÁDIOS PERNAMBUCANAS




Uma​ importante reunião na tarde desta terça (4), no Ministério de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações, em Brasília, reuniu representantes das emissoras do Estado, em nome das Asserpe, Associação que agrega as rádios e TVs de Pernambuco, o corpo técnico do Ministério e o Deputado André de Paula (PSD), que acompanhou o grupo, para buscar agilizar os processos de migração para FM das rádios AM que já atenderam as exigências técnicas do Ministério, mas ainda aguardam liberação.
Pela Associação, participaram Ivan Feitosa (Rádio Liberdade e vice-presidente Asserpe Agreste), Bia Ivo (Diretora de Jornalismo e TV Rádio Jornal) e Nill Júnior (Rádio Pajeú e Vice-presidente Asserpe Sertão). O engenheiro André Cintra, responsável pelo acompanhamento e elaboração dos projetos de TV digital e migração do rádio AM pela Abert representou e entidade. Pelo Ministério, Moisés Moreira, Assessor Especial do Ministro Gilberto Kassab.
Dentre os encaminhamentos, a formalização junto ao Ministério do acordo firmado entre as emissoras de Caruaru (Liberdade, Jornal e Cultura do Nordeste) em atender as exigências técnicas necessárias para agilizar o processo de migração, evitando ter que aguardar a operação na chamada faixa extendida.
Essa faixa, que vai de 76.1 MHz até 87.5 MHz, ainda não tem data para começar a operar em curto prazo no Estado, além de ser uma incógnita, pois dependerá também da mudança gradual dos aparelhos de rádio, ainda não fabricados com essa extensão de sintonia. Ivan e Bia defenderam rapidez no processo considerando a importância dos prefixos em uma região onde o rádio é determinante do desenvolvimento econômico, social e cultural.
No tocante às emissoras do Sertão, o Vice-presidente da região e Diretor da Rádio Pajeú, Nill Júnior, pleiteou celeridade nos processos de migração que atenderam todas as exigências técnicas e aguardam o passo seguinte pelo Ministério. São prefixos históricos como as rádios Pajeú, Cardeal Arcoverde, Asa Branca de Salgueiro e Educadora de Belém do São Francisco. Houve garantia de celeridade nos processos por parte do Ministério.
Outro pleito relacionado a prazo final para pagamento de outorgas vai contemplar uma rádio com história e peso no Sertão, a Emissora Rural A Voz do São Francisco de Petrolina, que também luta para acelerar seu processo de migração.
Também houve solicitação para que Pernambuco abra no Nordeste o calendário de encontros para assinatura de termos aditivos, passo determinante na migração para FM. O Ministério tem feito encontros regionalizados estado a estado e sinalizou com essa possibilidade, de vir em breve a Pernambuco, em pleito endossado pela delegação do Estado. O Ministro Gilberto Kassab deverá participar da solenidade, em data a ser definida.






 Pajeú Radioweb

0 comentários: