Mário Matins: BIOGRAFIA DO SAUDOSO ANDRELINO LUCAS

quinta-feira, 30 de março de 2017

BIOGRAFIA DO SAUDOSO ANDRELINO LUCAS



O amigo Andrelino Filho postou um resumo da biografia do seu pai, o senhor Andrelino Lucas, confira o texto:


"AMIGOS, NESTA BIOGRAFIA ESTÁ UM PEQUENO RESUMO DA HISTÓRIA DE VIDA DO MEU INESQUECÍVEL PAI, ANDRELINO LUCAS DA SILVA. POR ISSO, ME ORGULHO MUITO DELE"!

Filho de João Paulino Falcão e Etelvina Maria de Jesus. Nasceu em 03 de dezembro de 1927 na zona rural de Monteiro, no Estado da Paraíba. Muito novo, já trabalhava na agricultura. Aos 13 anos de idade seus pais resolveram ir morar na cidade de Sertânia quando trabalhou na antiga estrada de rodagem que ligava Sertânia à Afogados da Ingazeira.
Posteriormente veio residir nesta cidade juntamente com sua família, foi quando começou a trabalhar como vendedor ambulante na região, comprando mercadorias ao comerciante José Rodrigues de Brito e também levando para revender em São Paulo. Nesse período iniciou seus estudos na escola Ana Melo onde estudou até a 3ª série primária. Passados alguns anos resolveu ir morar em São Paulo, e lá passou 06 anos trabalhando como metalúrgico resolvendo voltar em 1957. De volta, observando o movimento das pessoas que viajavam de pau de arara até a cidade de São Paulo e sabendo o quanto era sacrificante aquela viagem, resolveu ir à cidade de Caruaru falar com o empresário Lourival José da Silva, proprietário da empresa Princesa do Agreste, solicitar a liberação da venda de passagens - linha Afogados da Ingazeira / São Paulo, o que foi permitido. Com o passar dos tempos, deu continuidade ao trabalho também com outras empresas como Penha , Viação Itapemirim e Viação Progresso, tendo essa última, como destino a cidade do Recife.
Andrelino Lucas passou a ser o primeiro agente a trazer e a administrar linhas de transportes coletivos para a nossa cidade atendendo também a toda região. A responsabilidade, honestidade e seriedade com a qual realizava seu trabalho deu-lhe a oportunidade de gozar de grande credibilidade perante os proprietários das empresas. Assim, entendemos que a sua iniciativa e dedicação ao trabalho contribuiu também para o desenvolvimento de nossa cidade até os dias atuais.
Em 22 de dezembro de 1960, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, contraiu matrimônio com Maria de Lourdes Lucas da Silva, natural da cidade de Tabira. Dessa união nasceram 04 filhos: Ângela Ninfa, Nafra Maria, Andréia Maria (In Memória) e Andrelino Filho, os quais lhes deram 07 netos.

Homem íntegro, honesto, responsável e pai de família exemplar.

Faleceu em 24 de Janeiro de 2017 aos 89 anos, nesta cidade.

0 comentários: