Mário Matins: Peçam a Deus para eu não ser candidato, porque se eu for é pra ganhar' diz Lula

domingo, 19 de março de 2017

Peçam a Deus para eu não ser candidato, porque se eu for é pra ganhar' diz Lula



 













O Globo


Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff participam na tarde deste domingo do ato "Inauguração popular da transposição do Rio São Francisco", em Monteiro, no cariri da Paraíba. No palco, montado na praça da cidade, senadores, deputados e autoridades públicas acompanharam o discurso crítico de Lula e de Dilma sobre a visita do presidente Michel Temer ao estado para a inauguração da etapa do Eixo Leste da integração do Velho Chico. Os dois ainda falaram sobre a eleição presidencial do ano que vem.
“Eu sou um homem que não tem ressentimento. Quando a gente chega aos 70 anos não temos como mais guardar ódio. Eu quero dizer para todo mundo que eu aprendi a andar de cabeça em pé neste país. Eu nem sei se estarei vivo para ser candidato em 2018, e sei que eles querem que eu não seja candidato. Eles peçam a Deus para eu não ser candidato, porque se eu for é para ganhar e trazer de volta à alegria deste país”, disse Lula à multidão que acompanhava o ato em Monteiro.
A ex-presidente Dilma Rousseff criticou o presidente Temer ao falar sobre o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.
“Esse pais assistiu a mais uma mentira recentemente. Veja a cara de pau de dizer que uma obra de transposição como esta poderia ser resolvida em seis meses. A cara de pau é a mesma da mentira do meu impeachment. Essa é uma obra que estava praticamente concluída quando eu saí do governo. Estamos vivendo um momento muito difícil no nosso pais. O golpe não acabou ainda. Quem nunca levantou um dedo pela transposição agora vem se vangloriar pelo que não fez”, critica Dilma.
A ex-presidente ainda falou sobre o pleito presidencial de outubro do ano que vem.
“Nós temos um encontro marcado com a democracia. Em outubro de 2018. Esse encontro será quando nós vamos discutir o destino deste pais. Eles sabem que se deixarem a gente conversar e esclarecer o povo, vamos vencer a eleição. Eles são contra os candidatos populares e o Lula é um desses candidatos”.
Após o discurso de Dilma, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), agradeceu aos senadores e deputados presentes e falou sobre a inauguração do Eixo Leste: "Tem gente que era contra a obra e hoje tira foto com a cara mais safadinha do mundo dizendo que também é pai da obra".
Lula está acompanhado da ex-presidente Dilma, do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e do governador do estado Ricardo Coutinho (PSB).

Esse pais assistiu a mais uma mentira recentemente. Veja a cara de pau de dizer que uma obra de transposição como esta poderia ser resolvida em seis meses. A cara de pau é a mesma da mentira do meu impeachment. Essa é uma obra que estava praticamente concluida quando eu sai do governo. Estamos vivendo um momento muito dificil no nosso pais. O golpe não acabou ainda. Quem nunca levantou um dedo pela transposição agora vem se vangloriar pelo que nao fez — critica Dilma.
Veja também
A ex-presidente Dilma Rousseff criticou o presidente Temer ao falar sobre o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco e voltou a defender a candidatura de Lula à presidência, como já havia feito em outros eventos realizados recentemente:
— Nós temos um encontro marcado com a democracia. Em outubro de 2018. Esse encontro será quando nós vamos discutir o destino deste pais. Eles sabem que se deixarem a gente conversar e esclarecer o povo, vamos vencer a eleição. Eles são contra os candidatos populares e o Lula é um desses candidatos.



"Tenho muito orgulho d ter tido a coragem d ter iniciado esse projeto. Nós somos pai, mãe, irmão, tio e sobrinho da transposição das águas"
— Tem gente que era contra a obra e hoje tira foto com a cara mais safadinha do mundo dizendo que também é pai da obra — ironiza.
Durante o evento, Lula fez um afago no ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à presidência. Diante do desgaste causado pela Lava-Jato e da possibilidade de uma condenação impedir a candidatura de Lula, o PT chegou a cogitar apoiar a candidatura de Gomes, indicando nomes como o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ou o senador Lindbergh Farias como vices em uma eventual chapa de esquerda. Entretanto, o crescimento do ex-presidente nas pesquisas fez as conversas esfriarem nos últimos dias.
— Quero agradecer ao companheiro Ciro Gomes, que pôs esse projeto para andar. Sei a quantidade de intrigas que o Ciro teve que enfrentar. Teve a coragem e a honradez de enfrentar o debate sem fazer cara feita, e provar que o povo nordestino era o dono do Rio São Francisco, não apenas um ou outro estado — destaca.


VISITA DE TEMER AO NORDESTE
No último dia 10, Temer esteve no Nordeste para a abertura de um reservatório em Pernambuco e seguiu para a mesma Monteiro do evento petista, onde acompanhou a chegada das águas do rio à cidade. Antes, o presidente também inaugurou uma estação de bombeamento do eixo Leste em Floresta, no sertão de Pernambuco. Durante a agenda, Temer evitou citar nominalmente Lula e Dilma ao tratar dos responsáveis pela obra, dizendo que "a paternidade é do povo brasileiro".
— Esta é uma obra pensada desde o tempo do Império e executada nos últimos governos. Por isso, eles (os que o antecederam discursando na cerimônia), com a delicadeza e civilidade disseram: quem terminou a obra foi o Temer, mas isso passou por vários governos. Vários governos que merecem o aplauso de todos — disse Temer, complementando em seguida — Esta obra, se pudermos falar em paternidade dela, devemos dizer que a paternidade é do povo brasileiro. Não pensem que tem um dinheiro público e outro que vem dos impostos. O dinheiro vem dos impostos. Esta era uma dívida que o governo tem com o povo, e que agora está pagando.
Desde então, parlamentares ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) criticam o presidente por tentar “roubar a paternidade da transposição”. Em resposta, Lula acusou o atual governo de parar as obras no eixo Norte, que ainda não foi concluído:
— Esse projeto (a transposição) tem uma visão social, por isso é importante a gente ficar alerta. O eixo Norte está parado desde que essa mulher (Dilma) sofreu o golpe - ataca o petista durante o ato em Monteiro.

0 comentários: