Mário Matins: PREFEITO JOSÉ PATRIOTA ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO AOS CATADORES DO LIXÃO

quinta-feira, 3 de março de 2016

PREFEITO JOSÉ PATRIOTA ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO AOS CATADORES DO LIXÃO



Os lixões no Brasil estão com os dias contados. A curto, médio ou longo prazo, todos serão desativados pela força da Legislação Nacional de Resíduos Sólidos. A Prefeitura de Afogados da Ingazeira está à procura de um terreno para a instalação futura de um aterro sanitário no município.

Enquanto isso cumpre garantir minimamente a segurança de quem retira o sustento para suas famílias do lixo que todos nós produzimos. O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, tomou café da manhã nesta quinta (03), com os catadores que atuam no lixão. Durante o café, o Prefeito ouviu sugestões e reclamações dos presentes. Disse o que podia e o que não podia fazer de imediato.

“Vim aqui para ouvir vocês. Esse processo de escuta e diálogo será permanente. Nossa próxima conversa será lá no lixão,” afirmou no começo do diálogo o Prefeito, que apresentou uma proposta para o início de um programa municipal de coleta seletiva, tendo em vista as reclamações dos catadores de que o novo caminhão compactador, apesar de ter beneficiado os trabalhadores da coleta e a população em geral, diminuiu os rendimentos deles.

A proposta da Prefeitura envolve a separação dos resíduos – plástico, garrafas pet, papel, papelão – produzidos pelo poder público municipal, a começar pelas escolas e unidades de saúde, além do que é produzido pelo comércio local. O plano será apresentado e divulgado para a sociedade.

Durante o café da manhã, o Prefeito também aproveitou para entregar botas e luvas especiais para que os catadores possam trabalhar com mais segurança na separação do lixo. A reunião contou com a participação de Joana Darc, Secretária de Assistência Social, pasta que coordena as ações. 

-- 
Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Núcleo de Comunicação Social

0 comentários: