Mário Matins: Em pronunciamento, Gonzaga Patriota destaca atuação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Brasília

quarta-feira, 23 de março de 2016

Em pronunciamento, Gonzaga Patriota destaca atuação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Brasília


1

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (23), para homenagear os Policiais Militares e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. O parlamentar destacou a atuação deles durante as manifestações populares que ocorreram nos últimos dias.
“O nosso pronunciamento de hoje é uma homenagem a todas as polícias e bombeiros do Brasil, mas em especial eu registro os profissionais de Brasília. Esta cidade é uma das que mais têm movimentos democráticos e nesses movimentos, milhares de pessoas, como aconteceu no último dia 13, e a Polícia Militar e os Bombeiros trabalharam com competência. Meu reconhecimento a todos que fazem parte desses órgãos de extrema importância para a sociedade”, disse.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é o órgão de segurança pública responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública no DF, além de, subsidiariamente, exercer função de força auxiliar e reserva do Exército brasileiro.
Atualmente a PMDF é composta por cerca de 15 mil policiais no serviço ativo e está presente em todas as cidades do DF. Os policiais militares atuam nas áreas urbanas, rurais, em reservas ambientais, entre outros. Esses profissionais usam meios de locomoção como bicicletas, motos, carros, cavalos e até mesmo a pé, tudo para que possam exercer nobremente a missão de proteger a sociedade.
As unidades operacionais ficam dividas em 5 comandos intermediários (CPRM, CPRL, CPRO, CPRS, CME), além de unidades médico-hospitalares, educacionais e administrativas. Seu atual comandante, Coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, é mestrando em ciência política, pós-graduado em direito penal, direito processual penal e fundador do Instituto Superior de Ciências Policiais. É bacharel em direito e em segurança pública. Dentro da corporação, foi secretário-geral, chefe do Centro de Inteligência da PM, chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral.
O Corpo de Bombeiro do Distrito Federal tem 6.400 profissionais, entre homens e mulheres, possui 2 helicópteros, 4 aviões, 52 unidades operacionais. O CBMDF tem um público interno de 28 mil pessoas, sendo 5.960 ativos e os demais pensionistas e dependentes. Possui 31 Unidades Operacionais, sendo estas divididas em 06 especializados: proteção Ambiental, com ênfase em Combate ao Incêndio Florestal e Operações com Produtos Perigosos; atendimento pré-hospitalar; Aviação Operacional; Busca e Salvamento.

0 comentários: