Mário Matins: BLOGUEIRO PEDRO ARAÚJO REPUDIA NOTA ENVIADA À IMPRENSA PELOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE TABIRA

sábado, 19 de março de 2016

BLOGUEIRO PEDRO ARAÚJO REPUDIA NOTA ENVIADA À IMPRENSA PELOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE TABIRA


 
"As liberdades de expressão, informação e imprensa são pressupostos para o funcionamento dos regimes democráticos.” Com essas palavras, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso sintetizou um dos princípios basilares da Constituição de 1988.

Promulgada três anos depois do fim da ditadura militar, a Carta Magna se contrapôs às trevas impostas pelo regime fardado e acabou com qualquer tipo de cerceamento da liberdade de imprensa no país. Só os governantes com instintos autoritários e os juízes sem zelo pelo texto constitucional ignoram o ambiente de plena garantia dos direitos que os brasileiros conquistaram ao derrubar os generais do poder.

Os cidadãos que respeitam as leis e não aplicam o peso do prestígio pessoal para convencer o Judiciário, caso se sintam prejudicados, podem usar os canais legais para reclamar de conteúdos jornalísticos após a publicação, jamais impedindo a circulação de ideias ou informações.

O cerceamento de direitos do qual parece querer imputar o Blog PE Noticias, pela nota enviada com “papel timbrado da Prefeitura Municipal de Tabira”, engrossa a lista das agressões à liberdade de imprensa registradas no Brasil.

Ao reproduzir uma conversa informal com uma pessoa do âmbito governamental da vizinha cidade de Tabira, o Blog está sendo ameaçado de parar nas esferas dos tribunais. Como se o assunto postado fosse uma coisa inédita, que estivesse em segredo de justiça, mas não, todos os meios de comunicação da Região recebe quase que diariamente notícias advindas do e-mail da Secretaria de Administração daquele município, que o PE Noticias ‘nunca’ se negou a publicar, o que parece ser prazeroso para quem está a se beneficiar das notícias veiculadas.

Em uma única linha, perguntamos aos que sabem interpretar: Qual a difamação que existe na nota publicada no PE Noticias?

Outra pergunta aos senhores que postaram seus nomes na nota “com papel timbrado da Prefeitura”: Qual a inverdade que foi publicada? Vai um alerta à nota; se o trabalho dos secretários em tela fosse coletivo, e em prol do município, as notas enviadas aos meios de comunicação viria através da Assessoria de Comunicação do Poder Municipal, como é de praxe em todos os órgãos públicos, portanto a inverdade não está no PE Noticias, e sim na nota enviada, que agora passamos a chama-la de “aberração”.

Em quatro (04) anos da existência do Blog PE Noticias, a Secretaria de Imprensa do Poder Municipal de Tabira, “NUNCA” atentou de enviar ‘NADA’ que fosse benéfico ao gestor que ora administra o município, e por um simples comentário de um dos que vos serve, passa a ser contraditório porque se trata de uma opinião pessoal, e contrária a quem está beneficiando-se das oportunidades.

O PE Noticias, mediante a Lei n. 5.250/67 -reserva-se ao direito de não compactuar com opiniões, nem dos que fazem parte e muito menos de quem governa o município de Tabira.

O PE Noticias, tendo em vista a tamanha aberração, em querer amordaçar a imprensa, repugna a nota enviada com 'timbre da Prefeitura Municipal de Tabira', por achar que este intermédio mostra interesse em cercear o que os meios de comunicações tem a publicar com relação ao governo daquele município.

Imagine se não vivêssemos em um estado democrático de direito, onde as leis acobertam o sigilo da fonte e da informação, e também a forma de expressão.
Fique o gestor, e ou, os secretários que colocaram seus nomes na “aberração” enviada ao Blog à vontade para seguir adiante com os embasamentos jurídicos que lhes convier, mesmo porque a nota em epígrafe, postada no Blog PE Notícias, não faz nenhuma menção desonrosa, nem ao gestor e muito menos ao seu governo, ou a qualquer secretário e assessores. Não será por nós, blog, que será fornecido o declarante, mesmo porque temos o respeito e a ética em preservar os confidentes, tudo baseado na lei descrita acima.

Obs. Recebo agora, e-mail de Silvia Magalhães, onde diz que foram os secretários e não o prefeito quem enviou a nota.

Pedro Araújo
Editor - Blog PE Notícias.

0 comentários: