Mário Matins: PRIMEIRA CHEIA DO RIO PAJEÚ EM 2016

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PRIMEIRA CHEIA DO RIO PAJEÚ EM 2016

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o rio nasce na Serra da Balança, no município de Brejinho, próximo à divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco.
Nas margens do Rio Pajeú, encontramos as cidades e/ou municípios como: Itapetim, Tuparetama, São José do Egito, Ingazeira, Afogados da Ingazeira,Iguaracy,Stª Terezinha, Carnaíba, Flores, Calumbi, Serra Talhada e Floresta, todas no estado de Pernambuco.Cidades que as águas de riachos e afluentes caem no Rio Pajeú.
As águas do Rio Pajeú estão correndo depois de quase 4 anos de seca, em Tuparetama o 4º município que o Rio corta está com uma enchente, média, mas pra o bom Pajeuzeiro, que antes de tudo é um esperançoso parece uma ENCHENTE dos velhos tempos.
Ainda segundo o IPA, com 210 mm, Brejinho foi o município da GERE Afogados da Ingazeira onde mais choveu desde o início do ano. Na sequencia aparecem Santa Terezinha (155 mm), Solidão (201,1 mm), Quixaba (208.mm), Tabira (184 mm), São José do Egito (148.9 mm), Itapetim (142.5 mm), Afogados da Ingazeira (117.5 mm), Iguaracy (91.7 mm), Carnaíba (98. mm), Tuparetama (82 mm), Ingazeira (106. mm) e Flores (124.4 mm).
A previsão do Clima Tempo é de mais chuva para a região nesta última semana de janeiro entre o período da tarde e noite.
Veja as imagens de Tarcio Oliveira.




Marcello Patriota

0 comentários: