Mário Matins: BLOCO DO MIOLINHO MOLE TOMA CONTA DOS HOSPITAIS‏

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

BLOCO DO MIOLINHO MOLE TOMA CONTA DOS HOSPITAIS‏






É tempo de frevo! Doutores da Alegria comemora carnaval nos hospitais
Miolinho Mole percorre cinco unidades de saúde. Cortejo do Miolo Mole no Bairro do Recife será no dia 4 de fevereiro

A folia de Carnaval chega aos hospitais pernambucanos através do Miolinho Mole, Bloco do Doutores da Alegria, que completa dez anos agora em 2016 percorrendo cinco unidades de saúde desde o dia 26 de janeiro até o dia 3 de fevereiro. 10 palhaços da ONG vão tocar, cantar e frevar muito ao som de paródias de músicas conhecidas, que animam as ruas do Bairro do Recife e de Olinda nos dias de Momo. O cortejo do Miolinho Mole nos hospitais começa no dia 26 pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape; no dia 28, será a vez do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip); na Santa Casa de Misericórdia, onde a festa será para os pacientes adultos, o bloco chega no dia 29; no dia 1 de fevereiro, o Hospital da Restauração recebe os palhaços; e, por último, no dia 3, a brincadeira é no Barão de Lucena. O cortejo do Miolinho Mole acontece sempre no mesmo horário, a partir das 10h.
Criado em 2007, o Bloco do Miolinho Mole – O Bloco Mais Bobinho do Mundo leva às crianças internadas um pouco do que acontece fora do ambiente hospitalar no maior evento do calendário cultural do país. “Muitas vezes, o bloco é a única oportunidade que as crianças têm para viverem um pouco o carnaval. Alguns pacientes estão fazendo tratamentos que duram semanas, meses”, afirma o ator e palhaço Arilson Lopes, coordenador artístico dos Doutores da Alegria no Recife, conhecido nos hospitais como Dr. Ado.
De acordo com o coordenador, os pequenos foliões aproveitam, da maneira que podem, cada minuto da passagem do bloco. Os familiares e profissionais de saúde também se divertem e ajudam nos quesitos alegoria, decoração das alas pediátricas e fantasia das crianças.Durante o cortejo dos 'besteirologistas' pelos hospitais, o concurso para escolher o “Mominho” e a “Balizinha” do Miolinho Mole se torna um dos pontos altos. Também é grande a expectativa para a eleição da "Bobobeleza", entre as enfermeiras, médicas e funcionárias dos hospitais atendidos pela ONG no estado.
Os palhaços do elenco pernambucano do Doutores da Alegria vão atuar juntos nos cortejos do Miolinho Mole em todos os hospitais. Fora do período de folia, eles realizam o trabalho ‘besteirológico’ duas vezes por semana, durante todo o ano, em quatro hospitais do Recife: Imip, Barão de Lucena, Restauração e Oswaldo Cruz/Procape. Participam do elenco do Doutores da Alegria os atores/palhaços: Anderson Machado (Dr. Cavaco), Arilson Lopes (Dr.Ado), Eduardo Filho (Dr. Dud Grud), Enne Marx (Dra.Mary En), Fábio Caio (Dr. Eu_Zébio), Greyce Braga (Dra. Monalisa), Juliana de Almeida (Dra. Baju), Luciana Pontual (Dra. Svenza), Luciano Pontes (Dr. Lui), Marcelino Dias (Dr.Micolino), Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo) e Tâmara Floriano (Dra. Tan Tan).




Bloco do Miole Mole faz ‘menor percurso do mundo’ pelo Bairro do Recife

Depois de festejar com os pequenos nos hospitais, os Doutores da Alegria farão no dia 4 de fevereiro um carnaval para o público em geral, com o Bloco do Miolo Mole – O Bloco Mais Bobo do Mundo. A novidade este ano é que os palhaços prometem cumprir “o menor percurso do mundo”, mas várias vezes, dando muitas voltas na Avenida Rio Branco, onde está instalada a nova sede do grupo. “Queremos comemorar a nova sede, onde temos a possibilidade de ampliar o nosso trabalho, receber parceiros, apoiadores, estudantes”, conta Nice Vasconcelos, coordenadora administrativa da unidade Recife dos Doutores da Alegria.
A concentração do 13º Bloco do Miole Mole está marcada para às 18h, na Rua da Moeda, em frente ao bar Casa da Moeda, com discotecagem da Dra.Baju (Juliana de Almeida). Às 19h30, os palhaços comandam o cortejo puxado pela Orquestra 100% Mulher. A bailarina Maria Agrelli, baliza do Bloco do Miolo Mole 2015, passa o bastão para a médica Vanessa Ferrari, que assume o posto em 2016. “A doutora Vanessa incentiva e acompanha o nosso trabalho no Hospital Barão de Lucena. Essa homenagem é uma maneira de aproximar o Bloco do Miolo Mole, que sai às ruas, dos hospitais nos quais atuamos. Muitos médicos, enfermeiros, técnicos e ex-pacientes participam do Bloco do Miolo Mole”, explica Lopes.
De volta ao bar Casa da Moeda, a animação fica por conta da madrinha do Bloco, a cantora Gerlane Lops que, tradicionalmente, começa a sua agenda de carnaval no Miolo Mole, cantando muito samba. O show contará com duas participações especiais: os cantores Tim “Malha” (interpretado por Dr. Ado) e Elza “Suada” (personagem vivido por Dra. Tan Tan).
Quem quiser se caracterizar para a festa, o Doutores da Alegria avisa: “cabeça dura tem cura! ”. A ONG preparou um adereço especial: a tiara de Miolo Mole, que custa R$ 5 e pode ser comprada na sede do Doutores da Alegria, no seguinte endereço:  Rua Dona Maria César, 170, 2º andar, sala 201-B, Edifício Luciano Costa, Bairro do Recife, nos hospitais onde o Miolinho Mole vai passar e também na saída do Bloco do Miolo Mole.

Segue a agenda do Bloco Miolinho Mole, que começa sempre às 10h:
26/01 (terça) - Hospital Universitário Oswaldo Cruz
28/01 (quinta) - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)
29/01 (sexta) -  Hospital Santa Casa de Misericórdia
01/02 (segunda) - Hospital da Restauração
03/02 (quarta) -  Hospital Barão de Lucena

Saída Bloco do Miolo Mole:
04/02 (quinta) - Rua da Moeda - Concentração às 18h / Saída às 20h

Números de 2015:

Em 2015, os palhaços do elenco do Doutores da Alegria fizeram quase 167 mil visitas a pacientes, seus acompanhantes e profissionais em hospitais em São Paulo e no Recife. Somente no Recife, que possui atualmente quatro duplas atuando nos hospitais o ano inteiro, duas vezes por semana, esse número foi de 63.610 visitas. “Os dados comprovam o alcance do nosso trabalho. O mais significativo, no entanto, é o encontro do palhaço com o outro, seja a criança hospitalizada, o pai, a mãe, a enfermeira, o médico”, pontua Arilson Lopes.
Ainda falando sobre 2015, o ano foi de mudança de casa. O Doutores da Alegria decidiu instalar a nova sede da ONG no Bairro do Recife. Através de uma campanha de arrecadação coletiva na internet, que durou 40 dias, conseguiu recursos para ajudar com parte das despesas da reforma do local. No total, foram 169 doações, que geraram cerca de R$ 10 mil. O espaço possui espaço para as atividades administrativas e sala de reunião. Os treinamentos semanais dos palhaços acontecem no Coletivo Lugar Comum, no bairro de Santo Amaro.


25 anos de Doutores da Alegria no Brasil

Em 2016, o Doutores da Alegria, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, comemora 25 anos de atuação no Brasil. No Recife, são 13 anos de atividade ininterrupta. Durante todo o ano, várias ações serão realizadas tanto em São Paulo quanto no Recife para comemorar a data. O objetivo do Doutores da Alegria é promover as relações humanas, qualificando a experiência de internação em hospitais, por meio da visita contínua de palhaços profissionais especialmente treinados em São Paulo e no Recife.
Desde 1991, os palhaços da ONG já realizaram mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. A base do trabalho é o resgate do lado saudável da vida e todos os seus projetos se utilizam da arte para potencializar as relações.
Por sua atuação pioneira no país em benefício à saúde pública, os Doutores da Alegria receberam certificação e reconhecimento internacional. O trabalho, gratuito para os hospitais, é mantido através de doações de empresas e de pessoas físicas. Saiba mais em www.doutoresdaalegria.org.br.


0 comentários: