Mário Matins: Gonzaga Patriota lança livro “Rio Tocantins vai desaguar no São Francisco”

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Gonzaga Patriota lança livro “Rio Tocantins vai desaguar no São Francisco”


03 

Nesta terça-feira (22), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) lançou o livro: “O Rio Tocantins vai desaguar no São Francisco”. O evento aconteceu na Livraria SBS, em Petrolina, e contou com a presença de amigos, familiares e admiradores do deputado.
O livro foi baseado no Projeto de Lei (6569/2013) de autoria de Gonzaga Patriota que trata sobre a interligação das bacias do Rio Tocantins com o Rio São Francisco. Este é o 40º livro do socialista.
Conforme delineia o projeto de Patriota e é explicado detalhadamente no livro, essa obra de transposição garantirá a navegabilidade e a regularização do nível das águas do São Francisco. “A execução desse projeto é indispensável. Não se pode falar em transposição do São Francisco sem garantir a regularização do nível do rio”, justificou.
Estimada em R$ 2 bilhões, a proposta prevê a construção de um canal com cerca de 200 quilômetros de extensão entre o rio Tocantins, no Centro-Oeste, e o rio Preto, que corta os municípios a Oeste da Bahia. O tráfego hidroviário do rio São Francisco seria feito pelo canal dos rios Preto, Tocantins e Amazonas, facilitando, inclusive, o transporte das cargas da Ferrovia Norte-Sul para o Porto de Suape, no Recife.
O socialista informou que a ideia do referido Projeto foi apresentada à Câmara, pela primeira vez, em 1987 – mas foi engavetado. Em 1995, a proposta chegou a receber pareceres favoráveis das Comissões de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça e em 2000, foi entregue ao relator do Grupo de Trabalho de Transposição do São Francisco, Marcondes Gadelha (PFL/PB) – quando novamente parou de tramitar. E no mês de setembro de 2013, o parlamentar voltou a apresentar o mesmo texto, agora sob a numeração de Projeto de Lei nº 6.569, de 2013, na esperança de que a ele fosse dada a atenção que o grave assunto merece.
Este não é o primeiro livro que Gonzaga Patriota escreve sobre o rio São Francisco. Em 1995, o deputado publicou o livro intitulado “O Rio São Francisco está morrendo, obra em que eu conclamou toda a sociedade brasileira a empreender esforço conjunto no sentido de salvar o Rio da Integração Nacional.
Gonzaga Patriota citou que a integração de bacias hidrográficas já foi testada em outros países. Ela tem sido adotada em inúmeros países como África do Sul/Lesoto, Egito, Equador, Peru, China, Espanha e EUA, interligando bacias superavitárias às bacias deficitárias. No Brasil, essa mesma tecnologia é usada em grandes sistemas de abastecimento de água em regiões metropolitanas (exemplos: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília).



01 02 04 05 06 07 09 10 11 13

0 comentários: