Mário Matins: Grupo rebelde sírio divulga vídeo que mostraria piloto de avião russo

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Grupo rebelde sírio divulga vídeo que mostraria piloto de avião russo

Aeronave militar da Rússia foi derrubada na fronteira entre Turquia e Síria.
Dois pilotos conseguiram se ejetar; um deles teria sido capturado e morto.

Da Reuters





Um vídeo obtido pela Reuters nesta terça-feira (24) mostra o que seria um piloto russo que estaria morto ou incapacitado no chão, após a derrubada de um avião militar russo na fronteira entre Turquia e Síria. Um oficial de um grupo rebelde sírio disse à agência que o homem estava morto.

O vídeo foi publicado em mídias sociais, e parte dele foi enviado à Reuters pelo grupo rebelde, que opera no noroeste da Síria
. Seu território inclui áreas onde o Exército Sírio Livre opera, mas não há presença conhecida do Estado Islâmico no local.

Um piloto russo morreu e o segundo piloto se encontra desaparecido, informaram fontes rebeldes e de militantes da oposição síria. O primeiro piloto foi morto pelas forças de oposição que atiraram contra ele ao pousar depois de se ejetar do aparelho. O segundo piloto se encontraria desaparecido.
Vozes podem ser ouvidas no vídeo, enquanto um grupo cerca o homem. “Esse é o piloto russo, esse o piloto russo, Deus é bom”, dizem as pessoas. “A 10ª brigada capturou o piloto russo. Deus é bom. Há apenas um Deus.”
O oficial do grupo rebelde, que não quis ser identificado, não mencionou o segundo piloto do avião derrubado. O uniforme do homem que aparece no vídeo é compatível com imagens divulgadas previamente pelo Ministério Russo da Defesa e de arquivos da Reuters que mostram pilotos russos operando desde a base aérea de Jmeimim, usada pela Força Aérea do país na operação na Síria.
A Turquia derrubou nesta terça um avião militar russo em sua fronteira com a Síria, no incidente mais grave desde o início da intervenção da Rússia no conflito sírio no fim de setembro.
Ancara afirma que a aeronave violou o espaço aéreo turco. Moscou admitiu que o avião foi derrubado, um caça do tipo Sukhoi Su-24, mas garantiu que o aparelho sobrevoava o espaço aéreo sírio.
O Su-24 caiu no extremo noroeste do território sírio, ao oeste da cidade de Idleb, cenário há alguns dias de violentos combates entre o exército leal ao presidente Bashar al-Assad, apoiado pelos russos, e os rebeldes.

Veja o vídeo aqui: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/grupo-rebelde-sirio-divulga-video-que-mostraria-piloto-de-aviao-russo.html

0 comentários: