Mário Matins: Mãe clama ajuda para salvar filha, que tem doença grave

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mãe clama ajuda para salvar filha, que tem doença grave



Vídeo: Petrônio Pires
Um vídeo que tem circulado nas redes sociais tem comovido na região: é o apelo de Maria José da Souza Cruz, que reside na zona rural de Afogados da Ingazeira, pedindo ajuda para a filha, Maria Vitória, nove anos, que sofre de Tretalogia de Fallot com agenesia pulmonar.
O problema é caracterizado pela  diminuição de diâmetro do trato de saída do ventrículo direito. Pode ocorrer na valva pulmonar (estenose valvular) ou abaixo da valva pulmonar (estenose infundibular).
O grau de estenose varia nos indivíduos com a tetralogia de Fallot, e é o principal determinante dos sintomas e de sua severidade. Essa malformação também pode ser denominada de “estenose sub-pulmonar” ou “obstrução subpulmonar”.
O ventrículo direito tem mais músculo que o normal, causando uma aparência característica em forma de bota. Devido ao desarranjo do septo ventricular externo.
“Minha filha é estudiosa, sabida. Peço que me ajude que andei demais por Petrolina, Recife, por todo canto e não encontrei tratamento para minha filha”, desabafa a mãe.
A indicação é cirúrgica e a medida que o tempo passa, as complicações dificultam o dia-a-dia da criança. A questão é de ação do governo, através do sistema SUS,  que precisa encaminhá-la com urgência para centro de referência que faça esse tipo de cirurgia. O blog entrou na briga e vai acompanhar.

0 comentários: