Mário Matins: Tabira: emoção no adeus a ex-secretária de Educação

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Tabira: emoção no adeus a ex-secretária de Educação


foto 1
Fotos: Bruna Verlene
Prefeito decretou luto oficial
Muita emoção esta manhã em Tabira no sepultamento da professora Sineide de Lima Gomes. Ela tinha  46 anos e foi Secretária de Educação na gestão Josete Amaral no município. Em Afogados, coordenou a escola de línguas Proverbis.
Sineide foi vítima de um aneurisma cerebral, morrendo ontem no Hospital Santa Joana, na cidade do Recife, onde residia com o marido Sandro Gomes, ex-gerente da Agência do Banco do Brasil em Tabira, que também atuou em Afogados.
Foram várias homenagens. Em frente a Prefeitura houve homenagem póstuma de corpo presente. O Prefeito Sebastião Dias, o poeta Dedé Monteiro (Appta),o Presidente da Câmara Marcos Crente, a Secretária de Educação Aracelis Batista  e outras autoridades deram o último Adeus à profissional.
foto 2
Professores de uma Escola de Referência de Arcoverde, onde Sineide trabalhou, também estiveram acompanhando a despedida. Houve muita comoção entre professores, autoridades, amigos e familiares.
O sepultamento aconteceu esta manhã no cemitério de Tabira. A Secretaria de Educação decretou que hoje não haverá aula na rede municipal.
DSC_0073
Luto oficial: o prefeito do município de Tabira Sebastião Dias  (PTB) emitiu nota de pesar pelo falecimento da professora Sineide de Lima Gomes, ex-secretária municipal de educação, por duas vezes, decreta Luto Oficial de 03 (três) e ponto facultativo, nessa segunda-feira, dia 22.
O prefeito Sebastião Dias determinou que a secretaria de Administração organizasse a cerimônia de homenagens a professora Sineide pelo relevante trabalho prestado na educação da rede municipal, bem como, também na rede estadual de ensino e nas unidades em que ela prestou serviços.
DSC_0056
A Guarda Municipal comandou o cortejo fúnebre e conduziu o caixão até a tribuna de homenagens, em frente da Prefeitura.
“Sineide deixa um legado que dificilmente será esquecido. Ela é conhecida por todos pelo seu trabalho, por sua dedicação, pela honestidade e pelo compromisso em defender uma educação inclusa e de qualidade”, destacou o gestor tabirense.
Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas: secretários, vereadores, gestores escolares, alunos, colegas professores da escola de referência de Arcoverde Carlos Rios, onde ela atualmente havia trabalhado. Uma multidão de tabirenses e visitantes aproveitou o momento para se despedirem da professora com faixas, cartazes e muitas flores.
A coordenadora do Pólo de Educação a Distância, Professora Liedja Barros prestou homenagem e destacou a importância do trabalho de Sineide na implantação da Educação Superior em Tabira com os cursos oferecidos no Pólo de Educação. “Sineide deixou suas marcas e de cabeça erguida, soube passar e adquirir respeito”, frisou Lyedja Barros.
DSC_0086
A Secretária de Educação, professora Aracelis Batista, lembrou a luta incansável da colega em defesa da educação. –“Por onde passou Sineide deixou seu legado, uma cidadã culta de fina educação e elevada sabedoria. Não temos nem palavras para descrever o que ela fez e representou para Tabira.” Concluiu a secretária.
Outras autoridades e ex-colegas também prestaram suas homenagens. O músico tabirense José de Virgínio acompanhou as homenagens e o cortejo tocando músicas fúnebres com seu saxofone.
Sandro Vasconcelos, esposo da professora agradeceu a todos e, muito emocionado, disse apenas: -“Muito obrigado Tabira”. O prefeito Sebastião encerou a solenidade convidando todos para juntos rezarem o Pai Nosso.

Em seguida o corpo foi levado pela Guarda Municipal até o carro fúnebre que o transportou para o cemitério local, seguido pela multidão que aplaudia o cortejo.

Nil Junior

0 comentários: