Mário Matins: Gonzaga Patriota destaca esforços do Governo Federal e Estadual para resolver situação do abastecimento de água nos perímetros irrigados

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Gonzaga Patriota destaca esforços do Governo Federal e Estadual para resolver situação do abastecimento de água nos perímetros irrigados

5
a146

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) afirmou, durante entrevista a um programa de rádio de Petrolina, nesta segunda-feira (29), que o seu discurso sobre a seca surtiu efeito. O parlamentar usou a tribuna da Câmara dos Deputados e alertou sobre a situação crítica que se encontra o rio São Francisco.
“Com toda modéstia, aquele discurso que fiz no Congresso rendeu muito. Foi um pronunciamento de 30 minutos que levantou os problemas da seca e chamou atenção do volume que tem hoje o Lago de Sobradinho e também a necessidade urgente de se integrar a hidrovia do São Francisco com a Bacia Amazônica”, relatou.
Cerca de uma semana depois do discurso, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi esteve em Petrolina e anunciou o repasse de R$ 38,3 milhões para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) executar ações de abastecimento de água em 12 perímetros irrigados de quatro estados da região Nordeste – Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.
Gonzaga Patriota ainda destacou o papel que o Governo do Estado teve para agilizar o repasse do Ministério da Integração.
“Quero dizer também a grande contribuição do governador Paulo Câmara. Ele decretou situação de emergência nas áreas comuns de irrigação no reservatório de Sobradinho, utilizados por produtores de frutas nas áreas próximas ao lago, em Pernambuco, e na Bahia. Sem esse decreto, jamais o Governo Federal poderia fazer essa transferência emergencial de recursos para as obras necessárias para garantir o abastecimento de água nos perímetros”, disse.
A situação de emergência permite que os governos Federal e Estadual comprem equipamentos ou serviços, no regime de compra simplificada em relação aos procedimentos exigidos numa licitação.
Patriota ainda informou que essa semana se reunirá com Paulo Câmara para saber qual será a contrapartida do Estado para essa obra.
“Não tenho dúvidas que o Governo do Estado estará presente nesse momento. Acredito que essa semana vamos nos reunir com Paulo Câmara e anunciar qual será a contrapartida do Estado para essa importante obra que não é uma obra federal, municipal ou estadual. É uma obra social que vai ter todo apoio financeiro do Governo do Estado, assim como teve do Governo Federal”, falou.

0 comentários: